Acontece

Crianças atendidas pela Unicamp têm tarde literária com escritora e contadora de histórias da Editora Adonis

“Eu fico emocionada de ter participado desse momento lindo. Foi uma experiência gratificante colocar dessa forma tão próxima que tudo é possível com o livro, como o livro transforma vidas, como ele te faz sonhar”. Essa declaração é da escritora Telma Guimarães que, acompanhada da contadora de histórias Vanessa Aranha Morimoto, e também de Thiago Oliveira e da diretora da Editora Adonis, Jaqueline Comelato, visitou na última quinta-feira (15) um grupo de apoio a crianças atendidas pela Unicamp para o tratamento de dermatite atópica. A tarde proporcionou uma experiência literária também aos pais e responsáveis, e aos profissionais de saúde que acompanham os pacientes.

Toda história tem uma história. E essa teve início a partir do lançamento do livro ‘Coragem para voar’, de Telma Guimarães, em Adonópolis, no mês de janeiro. Como o próprio título da publicação infantil sugere, a obra trata sobre coragem e é inspirada na escritora quando menina. A médica dermatologista Adriana Martinelli Salatiel, que atua com o grupo de crianças, participou do evento no espaço da Editora Adonis, em Americana, e fez o convite para essa visita especial em Campinas. O encontro também contou com a recepção das médicas dermatologistas, Elisa Nunes Secamilli, Marina Maciel e Andrea Eloy França, que coordena o grupo.

As médicas destacaram como a literatura, enquanto arte, pode contribuir nos desafios, como os que o grupo de pacientes e familiares possui. “A arte, de várias formas, entre elas a literatura, nos ajuda a trabalhar nossos sentimentos, nossas emoções. É importante para a formação da criança e do adulto, também”, pontuou Elisa. “A arte é uma forma de dividir experiências, de uma maneira lúdica. Isso é muito importante para o grupo”, completou Adriana.

O grupo existe desde o ano de 2017 e propõe apoio, troca de informações e de experiências aos familiares e às crianças. Muitos dos pais participantes do encontro não tiveram acesso a livros e à literatura, na infância. “Estar aqui é mais que um presente pra eles, é um presente pra nós”, definiu Telma.

(Na foto, da esquerda para a direita, em pé: Adriana, Marina, Telma, Jaqueline e Andrea. Agachados: Vanessa, Thiago e Elisa)

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *